Hipnose: uma resenha
Dormir é um evento fisiológico reparador. Muitas vezes quando sugerimos ao paciente um relaxamento mais profundo, esclarecemos para o paciente: "Durma profundamente". Mas ao eletroencefalograma (EEG) não verificamos as ondas cerebrais "alfa", presentes no sono ou mesmo quando o indivíduo está relaxado e com olhos fechados.
Também é interessante saber que as ondas cerebrais mais profundas "teta" e de importante reparação pós estado de sono estão significativamente mais presentes no estado de hipnose, a tomografia de emissão de positrons (PET), as sugestões de imagens em hipnose e as imagens reais ativam as mesmas áreas cerebrais, alterações como modificações da frequência de pulso, ritmo respiratório, expressão facial, sofrem modificação. "A fraseologia aplicada", o uso de sinais, utilização de toques, símbolos, podem ser meios de indução.
A aplicação pode ser em crianças, adultos, adolescentes, idosos. Evidentemente a abstração e a imaginação criativa não estão presentes em inúmeras limitações mentais, atrapalhando qualquer tentativa de aplicação da técnica, outros pacientes têm uma exacerbação e por isso, pode ser fator de contraindicação ao processo terapêutico.
Dr. Rogério de Araújo, psicoterapeuta, médico psiquiatra da infância, adultos e adolescente.