Dr. Jacy Montenegro, “ Um Exemplo de Vida para ser Contado”.
Baluarte da hipnose na odontologia brasileira, especificamente no estado de São Paulo, onde residiu e participou pelo engrandecimento da odontologia em instituições como no Sindicato dos Odontologistas do estado de São Paulo e na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas ( APCD) como Diretor do Grupo de Estudo de Hipnose (GEHI), hoje Departamento de Hipnose.
Foi um homem muito inteligente, dedicado, que sempre se aperfeiçoou através dos estudos. Gostava da astronomia, das matemáticas, jogava muito bem xadrez e também cultuou hábitos que preservassem a saúde, praticando esporte como basquete. Gostava de ensinar a seus filhos, como utilizar o telescópio para observar as estrelas, a lua e as constelações, sempre incentivando o raciocínio, o conhecimento científico e artístico; já que também tinha grandes habilidades para as artes, sendo que na adolescência gostava de desenhar e novamente entorno dos 60 anos, voltou a pintar, realizando algumas exposições.
Nasceu no Rio de Janeiro (Distrito Federal) no 11 de novembro de 1924, filho único de João Montenegro e Jupyra Fischer Gamboa Montenegro. A família decide vir para São Paulo e foi à idade de 9 anos que o menino Jacy perde seu pai e assim sua mãe vai trabalhar como auxiliar de dentista, sendo seu emprego por muitos anos, até sua aposentadoria. Foi esta convivência com a odontologia desde criança, pois acompanhava muitas vezes sua mãe, que interfere em sua escolha na profissão de cirurgião dentista. Inclusive após formado fica com o antigo equipamento odontológico do dentista onde sua mãe trabalhava. Se formou na Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo no dia 12 de fevereiro de 1951.
Seu primeiro consultório foi na Avenida Ipiranga com a Avenida São João e em 1980 mudou para o bairro do Paraíso, onde adquiriu uma casa antiga, que decide reformar com a ajuda de todos seus filhos, habilidosos com a carpintaria, pintura, vidraçaria, etc.Sendo que, a medida que os filhos se formavam nas diversas áreas da saúde, já tinham uma sala esperando nesta casa para instalar seus consultórios. Hoje o local foi preservado pela filha Dra. Margareth, que o transformou numa clínica multiprofissional.
Inicia seus estudos de hipnose com o reconhecido hipnodontista, Dr. Álvaro Badra, a quem auxilia em seus cursos e na criação do Departamento de Hipnose da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, que posteriormente é desativado.
O Dr. Jacy Montenegro, com seu espírito empreendedor, novamente em 1995 na APCD, cria o Grupo de Estudo de Hipnose (GEHI), sendo seu diretor. Assume a presidência da Associação Brasileira de Hipnodontia de São Paulo (ABH-SP) e desta forma permite a fusão do GEHI e ABH-SP, favorecendo o ressurgimento da hipnodontia com cursos e conferências.
Autor da Técnica de Três Minutos ou Técnica Montenegro, com base no condicionamento obtido através do relaxamento muscular e da concentração da atenção, numa seqüência adequada de assuntos, com apenas três minutos.
A técnica caracteriza-se:
Pela concentração de atenção, em ambiente de poucos elementos, de fácil imaginação e não estimulante;
Pelo emprego de fatos fundamentalmente aceitos, tais como: O indivíduo é fisiologicamente uma unidade psicossomática;
As atitudes físicas propiciam fatos psíquicos correspondente e vice-versa;
A capacidade de análise e síntese do córtex, mesmo nos estados hipnoidais;
O poder da palavra agir sobre o córtex, inibindo e condicionando-o;
A capacidade do córtex de receber estímulos e liberar a resposta imediatamente ou após decorrido algum tempo.
Esta técnica é indicada para pacientes fóbicos, embora também pode-se aplicar em portadores de bruxismo. Utilizada para diminuir o fluxo salivar e com função para anestesiar. As sugestões dadas induzem respostas imediatas como tranquilidade, confiança, anestesia e também do tipo pós-hipnótica de importância no tratamento do bruxismo.
O Dr. Jacy Montenegro, com suas pesquisas e diversos trabalhos aplicando hipnose no atendimento a pacientes na clínica odontológica, deixa um enorme legado e será um exemplo a ser seguido pelos cirurgiões dentistas-hipnodontistas, preocupados em humanizar a profissão auxiliados pela hipnose como uma técnica natural, favorável e muito saudável.
Agradecemos a participação de sua esposa a Sra. Maria Cardenuto Montenegro e a seus filhos: Dr. João Rubens Montenegro (C.Dentista), Dra. Maricy Elizabeth Montenegro (Fonoaudióloga), Dr. Wagner Montenegro (C.Plástico), Dra. Margareth Montenegro (C.Dentista) e ao Dr. Sergio Montenegro (C.Dentista); pelas suas gentilezas, participando com a Associação de Hipnose do Estado de São Paulo, desta singela homenagem e muito merecida.
“ As boas ações eternizam os grandes homens”....Salve Dr. Jacy Montenegro.